quarta-feira, 24 de agosto de 2016

GRAMADO E CANELA


Para quem gosta de ficar independente, a primeira coisa que recomendo para visitar Gramado e região é alugar um carro. 
Partindo de Porto Alegre, existem duas opções de rodovias. Via Nova Petrópolis, pela BR-116 e depois pela RS-235, chamada Rota Romântica, que eu prefiro por ser mais bonita, porém um pouquinho mais demorada ou via Taquara, pela RS-239 e depois pela RS-115 até Gramado, um pouco mais rápida e menos charmosa. A Rota Romântica é linda e vale cada quilômetro percorrido a mais. Com mais ou menos 120 Km e uma média de duas horas, chega-se em Gramado.

Gramado é uma cidade pequena, super agradável e acolhedora. É possível visitar a cidade em qualquer época do ano, mas eu sempre evito altíssima temporada, julho e dezembro, quando há excesso de gente, muitas filas e preços altos. Minha última visita foi na época do Natal Luz (fui no início de novembro), mas confesso que o inverno é realmente a época que mais gosto de estar por lá.
A Av. Borges de Medeiros, a principal rua/av. da cidade, no centrinho, é um charme! Cheia de lojas de roupas, cafés, restaurantes, lojas de chocolates. É bom reservar ao menos um dia para bater pernas por ela.

Canela é colada com Gramado, são apenas 7 km de distância entre as duas cidades, mas é necessário estar de carro se não quiser depender e táxi, ônibus ou excursões. São muitas atrações ao longo da rodovia e nas proximidades. Opções para todos os gostos!

Andar pelo centro das duas cidades é um passeio imperdível. Mas tem muito o que ver por essa região. O Parque do Caracol, em Canela, é lindo e na volta não tem como deixar de comer o delicioso apfelstrudel do Castelinho Caracol. O Parque da Ferradura fica logo após o Parque do Caracol e tem paisagem belíssima.

Visitar o Lago Negro em Gramado é outro passeio que recomendo. O lugar é lindo! O Mini Mundo e Mundo a Vapor são passeios interessantes. Na minha última visita a Gramado, conheci o Ecoparque Sperry, foi uma experiência agradável. Tem trilhas de fácil acesso, bem sinalizadas e algumas cachoeiras. Para quem curte a natureza, é uma ótima opção.
Visitar a Serra Gaúcha é ter a certeza de ganhar uns quilinhos a mais. São muitas opções de restaurantes, cafés e chocolates. Meus locais preferidos são Empório Canela, Nonno Mio, Josephina Café e Restaurante, Cantina Pastascuitta e claro um bom Fondue.

Durante o Natal luz as duas cidades estão lindamente enfeitadas e com muitos espetáculos, tanto gratuitos como pagos.

Se você é amante de vinho como eu, não deixe de esticar até Bento Gonçalves.



O QUE FAZER:
CENTRO DE GRAMADO
CENTRO DE CANELA
PARQUE DO CARACOL
PARQUE DA FERRADURA
MUNDO A VAPOR
ECOPARQUE SPERRY
LAGO NEGRO
CASTELINHO CARACOL
NATAL LUZ

ONDE COMER:
EMPÓRIO CANELA
CASA DA VELHA BRUXA
NONNO MIO
CANTINA PASTASCIUTTA
APFELSTRUDEL DO CASTELINHO CARACOL
MAISON DE LA FONDUE
JOSEPHINA BISTRÔ
BÊRGA MOTTA
CARACOL CHOCOLATES

ARREDORES:
BENTO GONÇALVES
VINÍCOLA MIOLO
VINÍCOLA SALTON
VINÍCOLA CASA VALDUGA

domingo, 21 de agosto de 2016

ARACAJU - SERGIPE

Aracaju é uma cidade pequena, há mais ou menos 4 horas de carro de Salvador.  
Não é uma das cidades mais procuradas para o turismo, mas tem ótimos atrativos e excelentes opções de passeios. É organizada, limpa, com excelentes calçadões, bares e muitos restaurantes especializados em comidas típicas. 
Um passeio no mercado é imperdível! Já falei que adoro mercados né! Este vale a pena a visita. 
No Orla da Praia 13 de Julho, tem um mirante inaugurado em setembro de 1998. É um ponto de referência turística da cidade e permite a apreciação do Rio Sergipe, do calçadão da 13 de Julho e do manguezal. 
O melhor local para se hospedar é na Orla de Atalaia. É lá que está a rede hoteleira e os melhores hotéis da cidade. A orla é extensa, com lagos, passarelas, oceanário e é nesta orla que está a Passarela do Caranguejo, com vários bares e restaurantes especializados em pratos típicos da região e claro, em caranguejos. Os melhores que já comi! O restaurante Cariri é uma boa opção.
Comidinha regional, tem também no restaurante Caçarola, que fica dentro do Mercado ou no Mangará, um restaurante lindinho, por peso, que fica em frente a Orla da 13 de Julho.
Outro local agradável para comer, seja um almoço, um lanche, doces, tortas ou jantar, é a Casa Alemã. Também uma excelente opção!
Não deixe de visitar o Museu da Gente Sergipana, localizado num lindo prédio da avenida Ivo do Prado, que com muita criatividade e interatividade, faz o visitante ter uma imersão completa no Estado e na cultura de seu povo. 
Partindo de Aracaju é possível fazer vários passeios. Vou listar os que já fiz: Cânions do Rio São Francisco, Piranhas, Rota do Cangaço e Mangue Seco.
Só uma ponte separa Piranhas (de onde sai o passeio para Rota do Cangaço) e Canidé do São Francisco (de onde sai o passeio para os Cânions). Se for fazer os dois é necessário dormir na região, de um lado ou de outro. Eu me hospedei em Piranhas e não me arrependi. A pequena cidade às Margens do Rio São Francisco é linda!

O QUE VISITAR:
ORLA DE ATALAIA
MERCADO MUNICIPAL
MUSEU DA GENTE SERGIPANA
PASSARELA DO CARANGUEJO
MIRANTE E CALÇADÃO DA 13 DE JULHO
CENTRO HISTÓRICO

ONDE COMER:
CARIRI
MANGARÁ
CAÇAROLA
CASA ALEMÃ

ONDE SE HOSPEDAR:
AQUARIUS HOTEL

ARREDORES:
CÂNIONS DO SÃO FRANCISCO
PIRANHAS
ROTA DO CANGAÇO
MANGUE SECO

domingo, 7 de agosto de 2016

FEIRINHA DO LARGO DA ORDEM

Aos domingos, o Setor histórico é palco da tradicional feira de artesanato, conhecida como Feira do Largo da Ordem.
Se você é do tipo que não gosta de MUVUCA, seu lugar não é aqui!
Cheguei depois das 10:30 da manhã e o movimento já estava tão grande, que mal consegui caminhar!!! O ideal é chegar cedo, ver a feirinha e depois, se optar comer por lá, há muitas opções interessantes.
Bar do Alemão
Madero
Oriente Árabe
Nos domingos o Setor histórico é palco da tradicional feira de artesanato, conhecida como Feira do Largo da Ordem.
Cheguei depois das 10:30 da manhã e o movimento já estava muito grande, que mal consegui caminhar!!! O ideal é chegar cedo, ver a feirinha e depois, se optar comer por lá, há muitas opções interessantes. 
O dia da feira não é o melhor dia para conhecer o Setor Histórico.

KAWIARNIA KRAKOWIAK


Na saidinha do Bosque, recomendo uma paradinha na Casa de Chá e Confeitaria Kawiarnia Krakowiak, uma casa que oferece alimentos típicos da culinária Polonesa.
É uma casa super lindinha, toda em madeira e com uma decoração típica. Além de doces e um café colonial, serve almoço e sopas, tudo da culinária polonesa.
Minha opção foi pelo doce do PAPA. Simplesmente perfeito!!!

Terça a domingo: 10h às 21h 
Segunda: 14h às 21h