Antonina é uma pequena cidade portuária, a 80 km de Curitiba. Sua história tem como marco a construção da Capela Nossa Senhora do Pilar da Graciosa, em 1714. Foi ao redor dela que se formou a cidade e desde então, seus moradores são chamados de Capelistas.
Cheguei a esta pequena cidade histórica comprando uma pacote com a Serra Verde Express com ida de Trem pela Serra do Mar e volta pela linda Estrada da Graciosa. Está incluso no passeio a ida de Trem, City Tour nas cidades de Antonina e Morretes, a van de retorno pela Graciosa e o almoço, BARREADO. O conforto, a comodidade, as referências históricas e as dicas do guia fazem toda a diferença neste passeio que recomendo muitíssimo. Sem contar, que em nenhum momento me senti explorada ou assediada, pelo contrário, senti o prazer em todos em apresentar e valorizar a cultura e culinária local, respeitando o visitante.
Depois de 5 horas de ferrovia, chegamos à charmosa Antonina com a expectativa de conhecer suas riquezas históricas e de experimentar o famoso Barreado, que já estava a nossa espera no restaurante Buganvil, aberto em 1986.
O lugar é acolhedor, a comida é feita com muito capricho e o atendimento muito atencioso.
Vamos ao Barreado então!
Ah!!! mas não pense que comer um barreado é tão simples!!! tem todo um ritual na hora de colocá-lo no prato.
São em média 24 horas cozinhando na lenha, em uma panela de barro, vedada com folha de bananeira e barro (me perdoem se eu estiver errada, mas eu li isso em algum lugar!). Os ingredientes são misturados a carne que acaba desfiando de tanto cozimento e ganhando um sabor fantástico.
Ficando assim:
Não deixe esfriar, tem que estar bem quente!!!
Primeiramente, coloca-se a farinha de mandioca no prato, depois o barreado ainda fumaçando sobre a farinha e então, mistura...mistura...mistura até escaldar e ficar no ponto...que pode ser mais mole, como eu gosto ou mais durinho...bem assim:
Depois é só acrescentar a banana da terra frita e se deliciar!!!
Para fechar este delicioso almoço, um doce de banana caseiro.
Hora de caminhar!!!
Conhecendo Antonina...
A Capela, erguida em um dos pontos mais altos da cidade se transformou na Matriz Nossa Senhora do Pilar e é um dos principais pontos turísticos da cidade.
O Centro Histórico de Antonina é tão pequeno que em poucos minutos de caminhada conhecemos tudo.
Depois da visita a Capela, descemos pela Praça Coronel Macedo, em frente ao restaurante.
A praça é bonita, arborizada, com um Coreto no centro e rodeada por casinhas coloridas. Cada casa tem uma placa como o nome de uma música, preferida do morador, onde nas noites de serestas, os seresteiros param e cantam. Antonina também é conhecida como a "Cidade das Serenatas" .
Saindo da pracinha e descendo em direção ao Centro Histórico, pelas antigas calçadas de pedras, vamos observando a riqueza dos 300 anos de história de Antonina, presente nos antigos casarões e em outras construções de grande valor cultural, como o Prédio da Prefeitura, a Igreja de São Benedito , o Teatro Municipal que hoje é a Secretaria Municipal de Cultura... entre outros.
Vielas de Antonina com vista para Baía |
Prédio da Prefeitura |
Casa estilo colonial |
Igreja de São Benedito |
Antiga farmácia, preservando o mobiliário e outros objetos. |
Teatro Municipal |
Ruas do Centro Histórico |
Ruas do Centro Histórico |
Casas antigas |
Antonina também é conhecida pelo seu carnaval e festival de inverno, onde a pequena e tranquila cidade, ganha movimento. Quem tiver interesse em se hospedar por lá, vi dois locais bem interessantes, pela localização e arquitetura. Não sei dizer quanto o conforto e atendimento.
Pousada Atlante - em frete à pracinha e ao Restaurante Buganvil |
Em frente à pracinha, à Igreja Matriz, vista para Baía e quase ao lado do Buganvil. |
2 comentários:
Olá Tereza, só vi hoje a matéria que você fez sobre o Barreado e o restaurante Buganvil.
Agradecemos a sua visita e a ótima materia que você fez.
Ass:
Anny/Tony e nossa equipe.
volte sempre.
Sensacional o que vc fez sobre a nossa amada terra Antonina!Fotos maravilhosas,texto lindo!Vou repassar no nosso perfil do Face e recomendar.Obrigada!
Postar um comentário